O pequeno empreendedor, para ser produtivo e alcançar bons resultados, precisa saber aproveitar ao máximo de suas habilidades e tempo. Se planejar, organizar as tarefas diárias, definir prioridades, faz parte de uma gestão assertiva.

Algumas atitudes que contribuem com a baixa produtividade é o fato de não delegar as tarefas para sua equipe, e não definir a ordem de execução das atividades.

É preciso se organizar de acordo com o perfil de desempenho que se deseja atingir. Alguns sistemas e programas de tecnologia, como listas e aplicativos, podem ajudar nessas questões. Basta ficar de olho se essas atitudes vão realmente ser benéficas. Em alguns casos, o empresário pode estar tão acostumado com a falta de organização que, acaba por se perder com alguns métodos.

Confira aqui 5 passos importantes, para acabar com a falta de produtividade no seu empreendimento, e otimizar seus recursos.

Entenda como tornar sua rotina mais produtiva

Defina o que é urgente

É necessário saber exatamente quais são as tarefas emergentes, urgentes e as importantes para conseguir priorizar o que deve ser feito primeiro. Não deixar o tempo passar. Agir o quanto antes é essencial para que o dia não acabe sem produtividade.

Liste as tarefas

Coloque no papel tudo o que precisa fazer no dia ou mesmo na semana. Riscar as tarefas já realizadas em uma agenda, mesmo virtualmente, tem um efeito psicológico atenuante no empreendedor. Além disso, coloque prazos em cada uma dessas tarefas, para não atrasar as outras.

Busque ferramentas

É importante para o empreendedor selecionar ferramentas que irão ajudá-lo a trabalhar da melhor maneira, otimizando seus processos. Para ajudar o pequeno negócio, podem ser utilizados programas de diversos tipos, desde aplicativos e até mesmo simples planilhas de Excel. Basta verificar as necessidades.

Delegue mais

Alguns empreendedores dizem ter problemas para contar com as pessoas de sua equipe, desta forma, tendo dificuldades em delegar. Acham que precisam estar a par de tudo e acaba não sobrando tempo para o essencial: o estratégico. É necessário confiar que as pessoas possam realizar suas respectivas tarefas e não tentar carregar todo o empreendimento sozinho. Isso pode aliviar a tensão e deixar o empreendedor com o foco no que realmente importa.

Tenha disciplina

As redes sociais, ligações e e-mails que não fazem parte da rotina de trabalho, contribuem de forma negativa para o foco dos empresários e seus colaboradores. É necessário ter disciplina para manter as prioridades. Porém, separar um tempo para relaxar também é fundamental, e isso pode poupar várias horas de trabalho.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/empreendedorismo/descubra-5-passos-para-empreender-produtivamente/