Seus colaboradores são parte fundamental do seu negócio? É importante que eles se sintam parte das decisões tomadas pela empresa. Essa é uma relação que só trás benefícios para ambos os lados.

Para que isso aconteça, não se esqueça de ser um bom líder, que é diferente de ser apenas um bom chefe. Persuadir seus colaboradores com o fato de você ser o dono do negócio e querer que determinada tarefa seja executada de alguma forma específica e utilizar esse fator como desculpa não é o raciocínio adequado, isso nunca o tornará um líder de verdade.

Com a escassez de mão de obra qualificada no mercado, é preciso e valorizar seus colaboradores. Esse é o diferencial para a melhora dos resultados e a obtenção de diferencial competitivo.

Confira dicas para que sua equipe se sinta empreendedora do seu negócio

Dê um motivo

Pessoas só lutam por aquilo que acreditam. É preciso que seus colaboradores acreditem na causa pela qual estão se engajando, ou seja, que acreditem que estão batalhando por algo que seja maior do que eles.

Esteja próximo a seus colaboradores

Participar do dia a dia de operações e assumir o papel de coach da sua equipe faz com que o seu funcionário acredite que ele pode crescer dentro da empresa, alcançar grandes resultados, para depois, ele mesmo, ser um empreendedor.

Ofereça capacitação e recursos

Para que você possa exigir quaisquer coisas de seus colaboradores é fundamental que se ofereça recursos básicos para que o trabalho seja executado, caso contrário sua equipe só ficará frustrada: equipamentos de trabalho e benefícios de saúde, educação e qualidade de vida.

Treinamentos e cursos formais também devem ser oferecidos. Além disso, o dono e gestores devem estar sempre presentes para treinarem a equipe sobre o trabalho diário.

Deixe as ideias fluírem

Crie um ambiente seguro onde a equipe se sinta a vontade para sempre compartilhar suas ideias com o grupo, além, claro, de sempre que possível colocar as ideias sugeridas em prática.

Faça da empresa uma comunidade e compartilhe

Para que os colaboradores de sua empresa se sintam como empreendedores do negócio, faça com que eles se sintam trabalhando em uma comunidade, ou seja, que todos se sintam parte de um mesmo grupo e não, dono de um lado e colaboradores de outro. Para que essa “comunidade” funcione, também é importante que os resultados cheguem a todos de maneira uniforme.

Reconhecimento é importante

Recompense o trabalho bem feito de seus colaboradores. Isso faz com que eles melhorem cada vez mais. As recompensas podem variar desde folgas, brindes, produtos e até mesmo recompensas financeiras.

Há também uma ótima forma de recompensar, que não custa nada. O reconhecimento verbal do funcionário pela sua boa ideia, execução ou serviço. Ganhar esse elogio funciona como uma recompensa para o funcionário e a empresa não precisa se dispor com o caixa.

Esse artigo foi útil para você? Então comente e compartilhe com os amigos nas suas redes sociais.

FONTE: http://www.ibccoaching.com.br/portal/empreendedorismo/transforme-seus-colaboradores-em-empreendedores/